Soluções em Serviços Gerais

Contatos: arabescohelp@gmail.com Fone: (11) 4112-0333 - central / 95479-2189/96049-0909 - Soluções




As Cores, e Sua Força

Para a maioria de nós, um arco-íris de cor se faz presente em nossas vidas. Profundo não é? Mais de 80% de informação visual que temos diariamente são provocadas por cores. Como as cores ou combinações de cores estimulam as pessoas a se interessarem por coisas tão diferentes umas das outras? Como as cores podem nos fazer sentir prazer, desgosto, frio, calor, nos atrair ou não, ou ainda, estimular ou desestimular nosso apetite?

Muitas reações são instintivas, universais e atravessam continentes, por assim dizer! Segundo Kathy Lamancusa, “Cores também mandam mensagens que vão além da etnia, cor ou idade. De acordo com um estudo da Cooper Marketing Group, realizado em 1997, para 25% dos entrevistados a cor que representa poder é o Vermelho Escarlate , enquanto para 17% é a cor Preta e para 13%, é a cor Violeta. Mais de 55% dos entrevistados escolheram essas cores dentre outras 100! A cor Pink foi eleita por 27% do entrevistados no quesito fragilidade, enquanto para 9% é a cor Branca e para 9%, o Roxo Claro.”

Outras associações com as cores são específicas para regiões ou culturas. Misturando um conjunto apropriado de cores podem causar efeitos negativos em determinados grupos de pessoas. O webdesign tem entendido que as cores são fundamentais na promoção de um produto, tendo como foco a utilização correta de cores para determinados segmentos culturais, sendo essa cultura alvo de respeito, assim como a idade de seu público alvo. Evitando o uso de cores sem sentido ou entediantes, um design atrativo é obtido com um conjunto de suas sombras e tonalidades que o mantém interessante aos olhos. O adicionamento de texturas pode alterar um pouco o tom – uma textura rugosa pode, por exemplo, escurecer um pouco o tom, enquanto uma textura lisa pode deixá-la mais clara, usando-se a mesma cor!
O uso de “cores da moda” pode causar efeitos contraditórios e constrangedores – por exemplo, o uso da cor Verde Limão. Como Jill Morton disse: “Psicologicamente, as cores “extravagantes” podem capturar mais a atenção do que cores elegantes. A história confirma o uso dessas cores na arte, na virada do século 20.